Retrato da profissão docente - OCDE/TALIS




A caracterização da profissão docente, relativa a 2013, foi recentemente apresentada pela TALIS/OCDE. Esta pesquisa internacional permite satisfazer dúvidas e curiosidades acerca do funcionamento da profissão docente em Portugal e no mundo.

O estudo denota indicadores menos positivos, como é o caso do número de horas que os professores portugueses passam a preparar aulas - 8.5 horas face a uma média internacional de 7-, ou a preparar e corrigir testes - 9.6 horas face a 5 horas da média internacional.

Porém, os professores do nosso país distinguem-se dos de outros países, pela participação em programas de qualificação e na participação em investigação (seja individual ou em colaboração): 29% participaram em programas de qualificação, enquanto que, na média internacional, os indicadores apontam para apenas 18%. Ao mesmo tempo, 37% participaram em programas de investigação face a 31%, em média, na OCDE.

A LeYa Educação dá os parabéns aos nossos professores que são incontornáveis contribuidores para a formação dos nossos futuros adultos.