Encontros Digitais


Depois do sucesso dos Encontros Digitais da LeYa Educação, dinamizados durante o período de E@D, seja bem-vindo ao novo ciclo de Encontros que estamos a preparar para si.
 
Neste novo ciclo de webinares da LeYa Educação manteremos a escolha de oradores especialistas, como professores e formadores, nas áreas da educação, da didática e da tecnologia, que apresentarão temas prementes a cada momento.



21.º Encontro Digital 

“A vida não está para brincadeiras” - 2
Por Eduardo Sá

Dia 17 de dezembro às 17h30 (duração de 45 min)


No 21.º faremos uma reflexão conjunta e em direto sobre o atual momento.

A escola, depois da quarentena não é igual! É mais exigente. Desafia mais os professores. A sua capacidade de improviso. E faz da missão da escola uma partilha cada vez mais exigente entre a família e os professores. 
Estará a escola preparada para a pós-pandemia?
Não poderão estar os pais quase “convencidos” de que tudo voltou ao normal?
Que consequências podem ter dois anos muito fora do vulgar para os alunos portugueses?


Assista aqui ao vídeo completo.


20.º Encontro Digital 

A desmaterialização dos manuais ao serviço da mudança de paradigma na sala de aula
O projeto do Agrupamento de Escolas da Boa Água
Por Christine Reyntjens e Fátima Nave


No 20.º Encontro Digital LeYa Educação conheça um dos projetos piloto de desmaterialização de manuais escolares promovido pelo Ministério da Educação.

No âmbito deste projeto, o Agrupamentos de Escolas da Boa Água, em Sesimbra, passou a utilizar o «Projeto Pedagógico Digital» da LeYa, que proporciona as mais avançadas ferramentas de ensino.

Dia 3 de dezembro às 17h30 (duração de 45 min)


Assista aqui ao vídeo completo.


João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, escreveu para a LeYa Educação:
A desmaterialização dos manuais inscreve-se no Programa do Governo por motivos independentes, mas que se complementam:
  • Por um lado, o potencial que os recursos digitais têm na exploração de várias fontes de informação, de relacionar o texto escrito com outros meios. Num momento de informação abundante, não faz sentido que o manual seja estático e constitua o único apoio para o desenvolvimento curricular.
  • Por outro lado, o piloto dos manuais digitais enquadra-se no programa Escola Digital. Através do qual se promoverá o desenvolvimento de competências digitais, a promoção de literacia digital e de informação. Numa política que incorpora quatro eixos fundamentais: a disponibilidade de equipamentos e conectividade, a formação de professores e a produção de recursos educativos digitais.
  • Finalmente, estamos perante uma medida que contribui para a sustentabilidade do planeta, por se usar menos papel e para também por resolver o antigo problema de excesso de peso nas mochilas dos alunos.
A partir das escolas participantes foi criado um piloto que serviu para obtermos informação sobre as necessidades e ritmo de transição digital, sobre as necessidades de capacitação dos docentes e por fim para obtermos um leque de experiências que possam servir de exemplo às escolas que vieram a implementar a desmaterialização nos próximos anos.
                                                                                                                      João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação


19.º Encontro Digital 

Gestão de conflitos - Inteligência emocional em contexto escolar
Por Pedro Cunha e Ana Paula Monteiro

Ser professor é estar envolvido num processo relacional que requer competências de gestão construtiva de conflitos e de emoções para enfrentar desafios constantes.

Atendendo ao contexto desafiante originado pela atual pandemia, o 19.º Encontro Digital pretende apresentar um conjunto de competências de gestão de conflito e de inteligência emocional que permitam encontrar possíveis soluções para os atuais desafios: 

Dia 19 de novembro às 17h30 (duração de 45 min)

PROGRAMA
  • Conflito e convivência nas escolas;
  • Gestão construtiva de conflitos no contexto educativo;
  • Mediação escolar como forma de melhoria das relações entre as pessoas que convivem nas escolas.

Serão abordados ainda os conceitos:
  • Conflito ≠ Problema
  • Elementos centrais do conflito
  • Tipos de Conflitos na Escola
  • Fontes de Conflito
  • Conflito como risco e oportunidade
  • Como gerir o conflito?
  • Assertividade
  • Aptidões cognitivas
  • Aptidões comportamentais
  • Aptidões emocionais
  • Termómetro das Emoções no Conflito 
  • Inteligência Emocional


Assista aqui ao vídeo completo.



18.º Encontro Digital 

Avaliação por rubricas
Por Carlos Pinheiro

A avaliação por rubricas ajuda o professor a construir instrumentos de avaliação mais transparentes e coerentes com os objetivos de aprendizagem.

Neste Encontro Digital serão abordadas as vantagens e desvantagens da utilização de rubricas na avaliação, os contextos de aplicação em ensino presencial e no ensino à distância, e apresentados exemplos de rubricas.

Dia 5 de novembro às 17h30 (duração de 45 min)

PROGRAMA
  • O que são rubricas de avaliação?
  • Quais as características de uma boa rubrica?
  • Como criar uma rubrica de avaliação (ferramentas online e offline)?


Assista aqui ao vídeo completo.



17.º Encontro Digital 

Cidadania e Desenvolvimento - formar cidadãos!
Por Carlos Pinheiro 

Neste Encontro Digital o professor Carlos Pinheiro apresentará um conjunto de estratégias para pôr em prática a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento

Dia 22 de outubro às 17h30 (duração de 45 min)

PROGRAMA
  • Como pode a escola organizar-se para pôr em prática a sua estratégia de educação para a cidadania, respeitando os princípios, os valores e as áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória?
  • Que dinâmicas de trabalho poderão adotar-se que permitam capacitar os alunos para tomar decisões informadas no exercício de uma cidadania democrática?
  • Quais as melhores estratégias de operacionalização de cada referencial?
  • Que recursos estão disponíveis para alunos e professores?


Assista aqui ao vídeo completo.



ORADORES


Christine Reyntjens
Licenciada em Educação do Ensino Básico – variante Português-Francês, pela Escola Superior de Educação de Setúbal em 1999. 
Professora do grupo 210 no Agrupamento de Escola da Boa Água desde 2009; membro da Direção do Agrupamento desde 2014 (atualmente adjunta da direção).



Fátima Nave
Licenciada em professores do Ensino Básico – Variante de Português e Inglês, pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco em 2002 e Mestrado em Educação – especialização em Administração Educacional, pela Universidade de Lisboa -  Instituto de Educação de Lisboa, em 2020.
Professora do grupo 220 no Agrupamento de Escolas da Boa Água desde 2015 e Coordenadora de Professores Tutores e Diretores de Turma do 2º ciclo desde 2018.



Ana Paula Monteiro
Professora Auxiliar e membro do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Doutorada em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela.
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação nas áreas de Psicologia/Psicossociologia e Animação de Grupos.
Organizadora de simpósios e formadora na área da Gestão de Conflitos.
Desenvolve investigação no campo da gestão de conflitos, negociação e mediação em diferentes contextos, sendo a sua principal área de investigação.
Outras áreas de interesse são a adição à internet, bullying, cyberbullying, assédio moral no trabalho e psicossociologia do rumor.
Cocoordenadora e autora das obras Gestão de Conflitos na Família; Gestão de Conflitos na Escola e Processos de Grupo: Um Manual para Estudantes e Profissionais (2016).




Pedro Cunha
Professor Associado com Agregação na Universidade Fernando Pessoa e convidado na Porto Business School - Universidade do Porto.
Pós-Doutorado e Doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela.
Desde há cerca de 20 anos que os seus interesses profissionais e de investigação se direcionam prioritariamente para as áreas de gestão de conflitos, negociação e mediação em diferentes âmbitos da vida social.




Carlos Pinheiro
Professor bibliotecário e coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares. Área de especialização em Ciências da Comunicação.
Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares. 
Participa com regularidade em conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito das novas tecnologias e do seu impacto no ensino e na leitura. Editor do repositório «Apps para Educação» (https://appseducacao.rbe.mec.pt) e da plataforma MILD - Manual de Instruções para a Literacia Digital (https://mild.rbe.mec.pt). 
Tem vários artigos publicados em jornais e revistas sobre tecnologias educativas, leitura e bibliotecas escolares.